Como planejar sua aposentadoria com tranquilidade.

aposentadoria

Há quinze anos atrás, a expectativa de vida no país girava em torno dos 60 anos de idade. Atualmente, o brasileiro expecta viver até aproximadamente os 85 anos e como isso faz-se necessário planejarmos recursos futuros para arcar com nosso custo de vida. A aposentadoria é um investimento a longo prazo no qual devemos dar início às contribuições já na infância.

Sabe-se que devido ao quadro econômico do país, não tem sido fácil poupar dinheiro, principalmente para um investimento tal como a aposentadoria. Porém, se não o poupamos agora, o risco de termos uma vida desconfortável no futuro torna-se grande e até desesperador. Abaixo veremos alguns fatores que podem contribuir significativamente para garantir um futuro sem preocupações.

Primeiramente, sabemos que no país existentes leis vigentes para aposentadoria onde a mesma pode ser garantida por tempo de trabalho e/ou por idade. Nesse caso, a empresa no qual um cidadão possui vínculo empregatício, por exemplo, repassa uma porcentagem do valor do salário à instituição responsável por “guardar” a renda da aposentadoria. Mas há outras maneiras de pouparmos.

A previdência privada é um tipo de poupança que pode interferir consideravelmente no valor a ser resgatado mensalmente no futuro, mas deve-se antes analisar o regime de tributação, pois este pode fazer grande diferença no prazo mais  longo.

Podemos ainda optar mesmo pela poupança propriamente dita. Os rendimentos das aplicações podem ajudar muito a garantir que possuamos um renda garantia para complementar o valor de aposentadoria já resgatado ao longo dos anos.

É importante começar a pensar hoje no futuro e planejar para viver uma aposentadoria confortável. Idade, perfil de investir e quanto você tem hoje para investir são critérios importantes a serem analisados. As circunstâncias mudam e também os objetivos. Devemos acompanhar sempre o crescimento das economias e adaptá-las conforme nossas necessidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>